FACEALMÉDICA

Bruxismo ou ranger os dentes enquanto dorme, qual a solução?

6 Julho, 2021

É uma situação comum no ser humano. Neste artigo abordamos a questão do bruxismo (também conhecida como ranger os dentes) e possíveis soluções clínicas

O próprio nome assusta um pouco mas nada tem a ver com algo relacionado com bruxarias e coisas do além. O que é então o bruxismo? O bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza por ranger os dentes, durante o dia ou então enquanto dorme. Acontece a ambos os sexos e também não existem idades específicas para este problema – 15% da população geral sofre deste distúrbio.

Este é um comportamento completamente inconsciente, o que impossibilita muitas vezes a deteção do bruxismo numa fase preliminar. As consequências podem ser devastadoras para a sua boca dado que este hábito leva ao desgaste dos dentes, sendo necessária uma visita regular ao seu médico dentista, de modo a evitar um diagnóstico tardio.

Este ranger de dentes acontece como se estivesse a mastigar alguma coisa e é por isso normal acordar com dores nos músculos da face, junto aos maxilares, já que na prática não está a mastigar rigorosamente nada sem ser os seus próprios dentes. Estas dores musculares são um dos sintomas mais facilmente identificados pelos doentes, que podem ajudar a percecionar mais facilmente esta desordem.

 

Lista de possíveis causas do bruxismo

Apesar da lista ser longa, hoje em dia ainda não é possível apontar uma causa exata para o hábito de ranger os dentes. Estes são apenas alguns fatores que, por norma, estão associados a pacientes que têm este tipo de desordem funcional. A saber:

  • Elevados níveis de stress, depressão ou ansiedade;
  • Distúrbios durante o sono (apneia do sono e o ato de ressonar);
  • Consumo de tabaco, cafeína ou álcool;
  • Consumo de medicamentos para o sono;
  • Desalinhamento entre dentes superiores e inferiores;
  • Obstrução nasal e outras queixas respiratórias.

 

E quais os sinais e sintomas?

Os sintomas são os mais variados e talvez só se aperceba do problema nos momentos em que sente dores musculares na cara ou se tiver algum tipo de dificuldade em fazer movimentos com a boca. Porém, existem outros sintomas que poderão ser indício de bruxismo:

  • Dores nos maxilares;
  • Enxaquecas;
  • Dores na cara e nos ouvidos;
  • Tensão nos ombros;
  • Insónias ou ruído durante o sono;
  • Ansiedade

Relativamente aos sinais, é de salientar o grande desgaste que os dentes podem sofrer. O ranger dos dentes vai desgastando o esmalte (camada mais superficial dos dentes). Em fases mais avançadas, pode mesmo haver exposição da dentina (camada que fica por baixo do esmalte e que tem uma coloração amarelada).  

 

O que deve fazer no caso de achar que tem o hábito de ranger os dentes?

Se tem um ou mais dos sintomas mencionados acima, então deverá aproveitar uma ida à clínica dentária e expor as suas queixas ao médico dentista.

No caso de se verificar que tem um problema causado pelo hábito de ranger os dentes, deve seguir as recomendações do seu dentista que certamente delineará uma estratégia para atenuar a dor e controlar o desenvolvimento de mais complicações.

Estes são os três procedimentos mais comuns que podem ajudar a resolver o hábito de ranger os dentes, ou pelos menos atenuar os seus efeitos nefastos:

  • Goteiras de relaxamento (placa de acrílico usada apenas numa das arcadas e que tem como principal objetivo o de evitar que os dentes superiores e inferiores entrem em contacto direto, prevenindo o desgaste dentário);
  • Correção da mordida (correção da mordida (através de restaurações dentárias, colocação de prótese removível ou fixa ou até mesmo o uso de aparelho ortodôntico, soluções que permitem obter um melhor encaixe dos dentes e aliviar a tensão muscular);
  • Relaxamento (o stress é uma das possíveis causas do bruxismo, por isso tratamentos de relaxamento poderão muitas vezes ser a solução mais fácil).

 

O melhor será sempre fazer visitas regulares à sua clínica dentária e expor os seus incómodos ao médico dentista. Assim, conseguir-se-á diagnosticar o problema, muitas vezes através de sinais dos quais ainda não se deu conta ou através de sintomas que ainda não se apercebeu que estão a ser causados por esta desordem. A Facealmédica está pronta para o ajudar, contacte-nos.


Notice: Undefined offset: 0 in /home/facealme/public_html/wp-content/themes/facialmedica/single-post.php on line 49