FACEALMÉDICA

Digital Smile Design – a nova potência tecnológica da medicina dentária

1 Setembro, 2020

O Digital Smile Design é uma ferramenta recente e muito importante para planear casos de odontologia estética

Desenhar sorrisos parece algo do imaginário mas não. Já é possível que médicos dentistas especialistas consigam ser autênticos artistas na criação de um novo sorriso ao paciente – foi com estes precedentes que foi criada a Digital Smile Design, uma vertente cada vez mais tecnológico. O Digital Smile Design é também conhecido em português como Desenho Digital do Sorriso, é um software e trata de colocação de linhas e desenhos digitais sobre as fotos intraorais do paciente. Esta fórmula vai conseguir avaliar os problemas e encontrar soluções no que à estética entre dentes, sorriso e gengiva diz respeito.

Um exemplo de sorriso que necessita de uma destas informações é o “sorriso gengival”. Assim designado, o sorriso tem este nome devido à maior amplitude da gengiva exposta da pessoa quando esta sorri. Acontece quando existe mais de 2mm de gengiva exposta. Ao utilizarmos a aplicação da Digital Smile Design, conseguimos realizar uma análise detalhada deste sorriso. procurando melhorar o resultado final e dar um sorriso que cative mais o próprio paciente.

Ou seja, o que faz o Digital Smile Design um elemento tão importante na estética dentária prende-se com o de criar um visual que se integre com as necessidades funcionais (e até emocionais) do paciente. Se uma equipa de uma clínica médica dentária tiver as condições e possibilidades de apostar no Digital Smile Design, será possível, nestes momentos, oferecer ao paciente os problemas prévios às cirurgias e arranjar soluções de forma eficaz ao paciente guiando-o com precisão aos procedimentos clínicos e laboratoriais.

 

O que uma clínica médica dentária consegue com o Digital Smile Design?

• Diagnóstico estético;

• Comunicação interdisciplinar;

• Análise estética crítica durante e/ou pós-tratamento e a reavaliação;

• Relação entre dentista e paciente, a gestão de expectativas e posterior motivação para o desfecho do trabalho.