As remoções de cáries dentárias ou fratura resultam em dentes com enormes cavidades. Até uma certa altura, esse problema era resolvido com materiais de restauração direta. Por outras palavras, era-lhe colocado chumbo, também conhecido por amálgamas dentárias. Esta composição em mercúrio é muito limitativa quanto à resistência e durabilidade na boca, além de não fortalecerem o dente restaurado. Num período mais recente tem-se apostado, numa alternativa bem mais saudável, fidedigna e resistente: restaurações dentárias indiretas que podem ser inlays, onlays ou overlays, consoante o nível de destruição do dente.
Restaurações indiretas - inlays, onlays e overlays
As restaurações indiretas são aquelas que são fabricadas fora da boca, em material cerâmico. Depois estas restaurações indiretas são aderidas ao dente.
Quais as principais vantagens para a saúde?
As restaurações indiretas são, de longe, muito mais vantajosas para a saúde, comparando, por exemplo, com as restaurações diretas (amálgamas dentárias). Primeiro porque não existe qualquer vestígio de metal nos produtos finais – oferecendo um conteúdo mais saudável para dente, gengiva e corpo. E também porque o aspeto muito mais natural e estético também será notório, sempre que decidir sorrir.
Facetas Dentárias
As facetas dentárias são restaurações finas e personalizadas que, por norma, são aderidas nas superfícies frontais dos dentes. As facetas dentárias são como uma espécie de “capa” nos dentes, na medida que são coladas de forma permanente à frente do seu dente, resultando num sorriso mais simétrico e que irá embelezar e equilibrar as suas características bocais e faciais. O facto de serem finíssimas e de porcelana não significam de todo que sejam frágeis – bem pelo contrário. Elas são muito resistentes e com uma durabilidade acima da média. A “confeção” das facetas dentárias é desenvolvida em laboratório, com o suporte da tecnologia CAD/CAM.