A PREVENÇÃO É UMA DAS CHAVES DO SUCESSO DA SAÚDE ORAL

Higiene Oral

O SEGREDO DE UMA BOA HIGIENE ORAL

Quando falamos em prevenção e higiene oral, estes dois termos estão obrigatoriamente em sintonia. É por isso que recomendamos aos nossos pacientes que façam a sua consulta de higiene oral profissional de 6 em 6 meses para fazer uma avaliação da sua condição. É com esta regularidade que conseguimos ver e diagnosticar os possíveis problemas que poderá ter na sua boa, dentes ou gengivas. Por norma, muitas pessoas acumulam placa bacteriana, têm gengivite, cáries, fraturas ou queda de restaurações. Só que um serviço de higiene oral personalizado conseguimos descobrir o aparecimento destes inconvenientes.

Placa bacteriana

A placa bacteriana é uma camada muito fina e transparente, que se encontra na superfície dos dentes. Com ela costumam ficar restos de comida e bactérias (fase 1). Na maior parte das vezes esta película pegajosa endurece e transforma-se em tártaro dias depois.

Mesmo com o número de escovagens recomendadas e o uso do fio dentário, a maioria das vezes é impossível remover a placa bacteriana por completo. Assim o tártaro começa a acumular-se juntamente com a placa bacteriana, formando a gengivite (inflamação que faz as gengivas inchar e sangrar – fase 2). Um não cuidado e tratamento efetivo da gengiva pode levar à sua retração (fase 3), perda do osso em redor do dente (fase 4) ou à perda irreversível do dente (fase 5).

Ela é também a principal causa da cárie dentária. Ou seja, uma pequena e simples cárie pode avançar para a camada interna  menos mineralizada do dente (dentina), pode atingir a câmara pulpar, provocando uma infeção grave como é o caso do abcesso.

Consulta de Higiene Oral Profissional da Facealmédica

Para evitar todas estas condicionantes retratadas no texto anterior, recomendamos na nossa clínica médica dentária consultas de higiene oral rotineiras de 6 em 6 meses. E o que fazemos nesta consulta aparentemente simples e rápida?

1. Remover tártaro e placa bacteriana

2. Controlar e analisar as suas gengivas

3. Medir o nível ósseo

4. Pesquisar a presença de cáries

5. Controlar a integridade das restaurações

6. Examinar a sua mordida

7. Fazer rastreio ganglionar e de cancro oral

8. Fazer o controle da sua tensão arterial

Com todos estes processos, será muito mais fácil evitar problemas ou no caso da já existência de algum, eliminá-lo rapidamente e sem dor. E não há nada melhor que uma boa e saudável higiene oral.

Higiene Oral

Facealmédica

Voltar a Especialidades