PRIORIDADE À SUA SAÚDE ORAL E BEM-ESTAR

Medicina Dentária Biológica e Integrativa

CUIDADOS DE SAÚDE ORAL COM MATERIAIS BIOCOMPATÍVEIS

A medicina dentária biológica e integrativa é um dos conceitos mais recentes e relaciona uma combinação da medicina dentária qualificada associada à componente médica. Uma das grandes vantagens e virtudes da medicina dentária biológica e integrativa é que recorre somente a materiais biocompatíveis, ajudando o organismo a auto regenerar-se.

O que é a medicina dentária biológica e integrativa?

O objetivo da medicina dentária biológica e integrativa (ou medicina dentária holística) está em utilizar materiais biocompatíveis, de forma a proporcionar os melhores cuidados de saúde oral. Estes acabam por ser procedimentos minimamente invasivos, direcionados para a prevenção e tratamento das doenças orais, respeitando meticulosamente o organismo como um todo e privilegiando a sua capacidade natural de se auto-regenerar.

Na medicina dentária biológica temos como principal objetivo limitar ou eliminar o uso de todos os tipos de metais, como por exemplo na reabilitação oral, balanceando com materiais biológicos, metal free e isentos de toxicidade – caso das cerâmicas e compósitos sem Bis-GMA.

AMÁLGAMAS DENTÁRIOS - O que são?

As amálgamas dentárias são o que na gíria chamamos de “chumbo”, ou num contexto mais profissional, de ligas metálicas. Este conjunto de metais apesar de conterem chumbo, eles são uma mistura de outros metais como a prata, cobre, estanho e mercúrio. O mercúrio é um metal líquido e é considerado altamente perigoso para a saúde oral. Ele representa até 55% da composição da amálgama dentária, ou seja, depois de introduzido esta mistura de metais resulta numa liga bastante resistente e com uma durabilidade acima da média, resistindo na boca por vários anos.

 

Quais são os riscos para a saúde de quem possui restaurações de amálgama?

A presença de metais pesados como o mercúrio nas restaurações de amálgamas, com o tempo podem criar elevados níveis de intoxicação, prejudiciais para a saúde do paciente. Estes podem acumular-se em vários órgãos como o cérebro, pulmões, fígado ou os próprios ossos e articulações. A susceptibilidade do corpo da pessoa varia de diferentes formas, porém as consequências poderão ser graves e, em alguns casos, praticamente irreversíveis. A fadiga, a falta de memória, depressão, problemas de sono são apenas alguns dos sintomas que estão associados à intoxicação por metais pesados e, consequentemente, aliado à presença de amálgamas dentárias. Associadas estão também doenças auto-imunes (exemplo da artrite reumatoide e lúpus). Todo o cuidado é pouco e os riscos para a saúde são enormes para as pessoas que possuem amálgamas dentárias.

Remoção segura das amálgamas

A remoção segura das amálgamas dentárias é um dos principais compromissos da Facealmédica no que toca à medicina dentária biológica e integrativa. Com base em várias pesquisas científicas, sabemos a importância desta remoção e o quanto ela pode representar para a saúde futura do paciente. Dado o risco desta intervenção, a nossa clínica adoptou as

(International Association of Oral Medicine  Toxicology).

PROTOCOLO S.M.A.R.T.

(Safe Mercury Amalgam Removal Technique)

Materiais alternativos ao amálgama dentário

Os amálgamas dentários são na maioria das vezes muito prejudiciais ao corpo humano. Como alternativa existem outros materiais mais biocompatíveis como é o caso dos compósitos, ionómeros de vidro ou cerâmicas. Na Facealmédica propomos aquelas que achamos serem as melhores opções de restaurações face à condição de cada cliente. Fabricadas por CEREC CAD/CAM, recomendamos as cerâmicas de alto desempenho – são materiais alternativos, 100% biocompatíveis e com uma elevada estética, adaptação e durabilidade.

Cerâmicas de alto desempenho em Medicina Dentária Holística

Inlays, Onlays, Overlays, Coroas e Implantes.

Voltar a Especialidades