Os aparelhos dentários transparentes, também conhecidos como aparelho ortodôntico invisível, são um dos tratamentos mais atuais e procurados nesta especialidade. Isto porque estes são alinhadores removíveis e invisíveis, fabricados com um material de plástico incrivelmente resistente – chamado policarbonato. O objetivo destes alinhadores consiste em corrigir as suas posições, para que se chegue ao tão esperado resultado uniforme e sempre da forma mais controlada e progressiva. Os resultados são precisos e é de fácil utilização. Aliado também a um software mais avançado com sistemas 3D, as margens de erro são minimizadas e a fabricação dos alinhadores é desenvolvido à medida.
Há uma fase de desenvolvimento da criança em que esta tem presente na sua boca dentes definitivos e dentes de leite – fase de dentição mista. Nesta fase corrigem-se hábitos nocivos assim como desvios de crescimento e alterações nas bases ósseas. Estes problemas estão relacionados com a função, tais como a deglutição infantil, interposição da língua, sucção do lábio inferior, respiração bucal e sucção digital. Tem-se também em conta os formatos das arcadas dentárias, avaliando a presença de mordidas cruzadas, perda prematura de dentes ou a falta de espaço para a erupção de dentes definitivos.
A ortodontia pediátrica na idade dos jovens adolescentes também tem contextos próprios e complexos. A partir dos 12 anos, a ortodontia nesta fase pretende essencialmente corrigir as más posições dentarias existentes e a relação entre as arcadas maxilares superior e inferior.
Há adultos que por numa fase da sua vida terem outras prioridades ou por desinformação, vivem com um sorriso que não apreciam – muitas vezes mexendo com a sua auto-estima. Mas um adulto merece tanto este tratamento como uma criança e é por isso que temos uma ortodontia especializada neste público. Se a sua pergunta é “será que ainda vale a pena?”, a resposta é “Sim”. Corrigir os dentes não tem tempo nem idade.
Aparelhos auto-ligáveis
Os aparelhos fixos tradicionais, necessitam de ligaduras elásticas para fixar os arcos. Estas provocam muita pressão e fricção no próprio arco, tornando mais difícil o deslizamento e movimento, fazendo com que o tempo necessário para que o dente se mexa se torne maior. O tratamento fica mais longo e desconfortável.
O sistema auto-ligável usa um mecanismo singular que minimiza a fricção e pressão exercida no arco, reduzindo assim, as forças necessárias para se processar o movimento dentário. Consequentemente, o tratamento torna-se mais cómodo, e como não há tanta pressão, não só no dente como também no próprio osso, é possível executar um maior número de tratamentos sem recorrer às extrações dentárias, sendo ainda possível, resolver algumas situações que, com outras técnicas seriam apenas corrigidas com recurso a cirurgia em idade adulta. Com o sistema auto-ligável não nos limitamos apenas a endireitar dentes, melhoramos também a estética facial pois conseguimos um sorriso mais preenchido e uma maior harmonia da face.