Este site utiliza cookies para proporcionar uma melhor experiência no website. Ao concordar, está a permitir a utilização de cookies em conformidade com a nossa política de privacidade.
21 Julho, 2021
Todos nós já ouvimos falar de placa bacteriana em alguma circunstância: seja nas suas consultas de clínica dentária ou até mesmo em anúncios comerciais de pastas dentífricas. Ela pode definir-se como uma película aderente e transparente que se acumula nos dentes e é constituída por vários tipos de bactérias e açúcares.
As cáries nos dentes e as doenças associadas às gengivas são das principais consequências da acumulação da placa bacteriana. A formação de tártaro também é comum em casos mais avançados, quando a placa bacteriana não é removida rapidamente, acabando por endurecer.
Primeiro de tudo, é bom relembrar que ninguém está a salvo da placa bacteriana. É muito comum o seu desenvolvimento, já que as bactérias fazem parte da nossa flora oral e estão em constante proliferação na nossa boca. É, por isso, impossível fugir a este inconveniente mas há certamente várias opções para resolvê-lo!
A placa bacteriana é a principal causadora de cáries dentárias. Para proliferarem, as bactérias precisam de recorrer a substâncias presentes nos alimentos que comemos. As bactérias usam essas substâncias para produzirem ácidos que atacam os dentes após cada refeição. Estes ataques ácidos sucessivos agridem o esmalte, podendo originar cáries dentárias. Ou seja, sempre que comemos estamos a dar os ingredientes para as bactérias crescerem e produzirem esse ácido.
Outro sintoma da presença da placa bacteriana está relacionado com a gengiva. A placa bacteriana que não é removida e que permanece aderida aos dentes causa irritação e inflamação das gengivas originando gengivite. Os principais sinais e sintomas desta doença são gengivas avermelhadas, inchadas e que sangram facilmente, agravando-se com a não higienização dos dentes. Se a gengivite não for tratada a tempo, pode evoluir para periodontite (perda de gengiva e osso) e pode mesmo levar à perda do dente.
Tal como referido anteriormente, a placa bacteriana forma-se sempre e é por isso que é obrigatório um cuidado suplementar de forma a prevenir e combater a sua formação. Para isso precisa de fazer destas ações uma rotina diária. Tudo a pensar na sua saúde oral e consequente bem-estar:
As consultas de higiene oral são sinónimo de prevenção. O objetivo destas consultas na Facealmédica é a deteção precoce de possíveis problemas nos seus dentes, tais como acumulação de placa bacteriana, tártaro, cáries dentárias, doença periodontal, entre outros. Dependendo do caso, a regularidade da ida a estas consultas pode ser de três em três meses ou de seis em seis meses.
A Dr.ª Sónia é uma higienista oral certificada e indicada para este tipo de consulta. Contacte-nos.
Recentes
16 Junho, 2021
Categorias