FACEALMÉDICA

5 sugestões para superar o medo de ir ao dentista

16 Junho, 2021

Há diversas formas de superar o seu medo de ir ao dentista. E o primeiro é bastante simples: escolher uma clínica dentária de referência

Há anos e anos que o medo de ir ao dentista se apodera da mente de muitos pacientes, um pouco por todo o mundo. Apesar deste ser cada vez mais um mito urbano, é um facto que pessoas menos atentas às novidades tecnológicas na grande maioria das clínicas dentárias, pode achar erradamente que os processos ainda são os mesmos de há 20 anos. Errado!

Esta é só uma das muitas razões que vamos apresentar neste artigo e a partir do qual se pode guiar para ter uma opinião formada sobre os serviços dentários e consequentemente, uma menor ansiedade e medo de ir ao dentista:

Escolher uma clínica dentária de referência

Na maioria das vezes o medo de ir ao dentista está associado a más experiências anteriores, sejam recentes ou, em muitos casos, na fase de criança/adolescente. Procurar aconselhamento junto de família, amigos e pessoas de confiança é o mais indicado neste caso. Eles poderão dar-lhe a conhecer novas clínicas dentárias, experiências de tratamentos e (o mais importante) feedback dos resultados finais. Esta informação associada a uma pesquisa online para estudar o mercado, poderá oferecer-lhe uma escolha vencedora.

Mais de 80% dos novos pacientes da clínica dentária Facealmédica advêm da recomendação de pacientes da mesma clínica. Um facto que revela a importância da confiança e de um serviço personalizado ao cliente e o que o deixa mais confortável em relação às suas consultas e tratamentos.

 

Analisar o caso e tirar todas as dúvidas

Um dos momentos mais difíceis e que causa alguma ansiedade aos pacientes é o de dar início ao tratamento, quando o médico dentista já estudou o seu caso e delineou o plano de tratamento. O que deve fazer nesta circunstância é esclarecer todas as dúvidas, já que se ficar algo por dizer, isso poderá fazer com que sofra por antecipação por algo que muitas vezes nem corresponde à realidade. Faça menos pesquisas no Google e fale mais com o médico dentista, um profissional especializado e confiável que neste momento já conhece o seu caso ao pormenor. Aproveite para tirar todas as dúvidas!

 

Conhecer as novas tecnologias na medicina dentária

Tal como referimos no início deste texto, o medo de ir ao dentista começa a fazer cada vez menos sentido, já que o recurso a soluções tecnológicas nas consultas e cirurgias dentárias faz com que os procedimentos clínicos tendam a ser completamente indolores. Na pior das hipóteses sentirá apenas algum desconforto! A tecnologia evoluiu muito desde o início do séc. XXI – por exemplo anestesias sem dor, aparelhos dentários invisíveis ou implantes de zircónia são algumas das tendências mais amigáveis do corpo humano. Esse conhecimento vai ajuda-lo a sentir-se mais à vontade na ida ao dentista.

 

Relaxar

Se o medo é difícil de controlar, há formas de, pelo menos, contorná-lo. Pode experimentar alguns exercícios de respiração ou até fechar os olhos. Quanto às equipas clínicas, também elas já conhecem estratégias que ajudam a relaxar o paciente. Em caso de dificuldades nesse sentido, nomeadamente com crianças, a Facealmédica usa uma anestesia através de sedação consciente, que tem como objetivo acalmar a criança para que ela se mantenha mais relaxada durante a intervenção. No caso dos adultos, também há a possibilidade de prescrever um ansiolítico, para ser tomado antes da consulta. Há sempre uma solução!

 

Foco no resultado final

Se as pessoas vão a uma clínica dentária para fazer um implante, colocar um aparelho dentário ou fazer outro tipo de intervenção, elas vão principalmente com um objetivo: ter um melhor sorriso, quer a nível estético quer a nível funcional. E é nesse objetivo final que se deve focar – assim tudo passará de forma mais fácil e rápida. Em alguns casos, poderá com a ajuda das novas tecnologias, poderá fazer uma espécie de test drive e ficar com uma ideia do resultado final do seu tratamento, mesmo antes de o iniciar. Essa simples simulação pode dar-lhe uma maior motivação e confiança para que o tratamento seja bem sucedido. E sempre sem medos!


Notice: Undefined offset: 0 in /home/facealme/public_html/wp-content/themes/facialmedica/single-post.php on line 49